como é a cirurgia de Sling?

O Que É O Sling Da Uretra Média?

A cirurgia de sling de uretra média é um procedimento realizado para ajudar as mulheres com incontinência urinaria de esforço. A incontinência urinaria de esforço é a perda de urina com o esforço, tais como, tossir, espirrar ou exercício físico. É um problema muito comum e afeta até um terço das mulheres. A incontinência de esforço pode ser tratada com exercícios do assoalho pélvico e alterações do estilo de vida, mas se estes tratamentos falharem, então a cirurgia pode estar recomendada para o seu caso. O tipo de cirurgia mais frequentemente oferecido é o procedimento com sling da uretra média.

A cirurgia envolve a colocação de uma sling de polipropileno com cerca de 1 cm de largura (material de sutura formando uma rede) entre a porção média da uretra sob a mucosa da vagina. A uretra é o tubo através do qual a bexiga esvazia. Normalmente, os músculos e os ligamentos que suportam a uretra fecham firmemente durante o esforço ou o exercício, prevenindo a perda. A lesão ou enfraquecimento destas estruturas pelo parto ou o processo de envelhecimento podem resultar na falha deste mecanismo, levando à perda de urina. Colocar um sling por baixo da uretra melhora o suporte e reduz ou a perda de urina.

Como São Realizadas Estas Cirurgias?

Existem duas principais vias de abordagem para colocar o sling: a via retropúbica e a via transobturatória. Não há vantagens claras de uma sobre a outra, exceto para mulheres com incontinência de esforço grave, nas quais a via retropúbica parece ter maior sucesso. Durante a cirurgia retropúbica o sling é colocada, através de um pequeno corte feito na vagina, sobre o ponto médio da uretra. Através deste, as duas extremidades do sling são passadas na vagina, de cada lado da uretra, para saírem através de dois pequenos cortes feitos logo acima do osso púbico. O cirurgião poderá usar depois uma câmara (cistoscópio) para confirmar que a sling está corretamente posicionada e não colocada no interior da bexiga. O sling é então ajustada para que fique folgadamente por baixo da uretra e o corte vaginal é suturado para recobrir a sling. As extremidades da sling são cortadas e são também recobertas.

A cirurgia pela via transobturatória também requer uma pequena incisão realizada na vagina, no mesmo local que a da via retropúbica. As extremidades da sling são passadas através de duas pequenas incisões realizadas, neste caso, na virilha. Cada extremidade do sling passa através do forame obturador, que é uma abertura nos ossos da bacia. As extremidades são cortadas assim que é confirmado que a sling está na posição correta e a pele também é suturada.

Como É Que Elas Funcionam? `

O sling previne a perda de urina através do suporte da uretra por meio dos ligamentos que estão enfraquecidos. Assim que o sling está posicionado, há um processo de cicatrização e fibrose, que proporciona o reforço dos ligamentos. Isto pode levar 3 a 4 semanas.

Vou necessitar de anestesia para a cirurgia?

Apesar de ser possível fazer estas cirurgias com anestesia local, a maioria dos cirurgiões irá realizar a cirurgia com uma raquianestesia. Ocasionalmente, a cirurgia é feita com anestesia epidural, dependendo da preferência do anestesista e do cirurgião.

Quando vou estar capaz de voltar para casa após a cirurgia?

A maioria dos cirurgiões permitirá a ida das pacientes para casa, após a cirurgia de sling sob uretra média, assim que consigam esvaziar a sua bexiga sem dificuldade e depois da dor ser controlada de forma adequada. Normalmente, este tempo pode variar entre poucas horas a alguns dias,.

Quais São As Probabilidades De Sucesso Da Cirurgia?

Os estudos mostram que, a curto prazo, esta cirurgia é tão bem-sucedida como qualquer procedimento mais invasivo usado para controle da incontinência de esforço, mas com uma recuperação mais rápida e com menos probabilidade de necessitar de uma nova cirurgia nos primeiros dois anos após a cirurgia. Cerca de 80 a 90% das mulheres estão satisfeitas com a cirurgia e sentem que a sua incontinência está curada ou muito melhor. No entanto, existe um pequeno grupo de mulheres a quem a cirurgia parece não ter resultado. A cirurgia tem menos probabilidade de sucesso se tiver uma cirurgia vaginal prévia.

Quando Posso Voltar À Minha Rotina Normal Após O Sling?

Você será capaz de voltar a realizar suas atividades diárias ao fim de uma semana após a cirurgia. Aconselhamos a evitar pegar em pesos e praticar esforços durante 6 semanas, para permitir a cicatrização das feridas e para o sling ficar bem posicionado.

Que Complicações Podem Acontecer?

Não há nenhuma cirurgia para a incontinência de esforço completamente ausente de risco. Os dois métodos de colocação de sling têm os seus riscos específicos (ver abaixo), mas todos podem ter as seguintes complicações:

• Infeções Do Trato Urinário

Estas não são raras após qualquer um dos procedimentos e devem responder aos antibióticos. Sintomas de infeção do trato urinário incluem ardor, dor em região abdominal, a necessidade de urinar frequentemente e, em alguns casos, urina com sangue, turva ou com mau cheiro. Se você tiver algum desses sintomas, procure seu médico

• Hemorragia

Sangramento suficiente para necessitar de uma transfusão de sangue é muito raro. Esta é normalmente autolimitada e muito raramente necessita de uma cirurgia para a corrigir.

• Dificuldade Em Urinar (Dificuldade Miccional)

Algumas mulheres têm dificuldade em esvaziar a sua bexiga após uma cirurgia com sling; isto deve-se muitas vezes ao inchaço em volta da uretra ou ao desconforto e habitualmente resolve-se de uma forma rápida. Durante este tempo o seu médico pode recomendar-lhe o uso de uma sonda para esvaziar a bexiga. Se o seu jato de urina se mantém muito lento ou não consegue esvaziar bem a sua bexiga, mesmo após a resolução do inchaço, o seu médico irá discutir consigo outras possibilidades, tais como cortar ou afrouxar o sling.

• Extrusão Da Sling

Muito ocasionalmente, o sling pode aparecer na parede da vagina, umas semanas, meses ou anos após a cirurgia. O seu companheiro pode notar uma área áspera durante as relações sexuais ou a própria pode sentir uma sensação desconfortável na vagina. Ocasionalmente, pode haver um corrimento vaginal. Neste caso, deverá consultar o seu cirurgião que a irá aconselhar qual o método mais apropriado para resolver esta situação. Habitualmente, isto poderá implicar a recobertura da sling ou a remoção do fragmento de sling que está exposto. O risco de isto acontecer é de cerca de 1 em 100 após uma cirurgia retropúbica e um pouco mais frequente após uma cirurgia transobturadora.

• Perfuração Vesical Ou Uretral

A perfuração da bexiga ocorre mais frequentemente durante a cirurgia retropúbica,

• Urgência E Incontinência De Urgência

As mulheres que têm incontinência de esforço grave muitas vezes têm também urgência e incontinência de urgência, a perda involuntária de urina associada à sensação de urgência. Cerca de 50% das mulheres notam uma melhoria dos sintomas de urgência, mas cerca de 5% podem ter piora dos sintomas após uma cirurgia com sling.

• Dor

A dor a longo prazo após a cirurgia com sling não é habitual. Os estudos sugerem que após uma cirurgia retropúbica cerca de 1 em 100 (1%) irá desenvolver dor vaginal ou na virilha. Dor semelhante na vagina ou no local das incisões onde a sling é colocada pode ocorrer em 1 em 10 mulheres após a cirurgia transobturadora. Na maioria dos casos, a dor é de curta duração e não ocorre durante mais do que 1 a 2 semanas. Raramente, a dor pode não resolver e ser necessário remover a sling.

A Minha Perda De Urina É Leve Agora, Mas Devo Ser Operada Agora Para Prevenir Que Ela Piore No Futuro?

É difícil adivinhar o que irá acontecer com a sua bexiga no futuro; fazer exercícios do assoalho pélvico regularmente melhora a incontinência de esforço em mais de 75% das. Deve ser operada apenas se sentir que a incontinência de esforço está afetando a sua qualidade de vida neste momento, não para prevenir que ela se deteriore no futuro.

Como É Que A Cirurgia De Sling Vai Afetar A Minha Vida Sexual?

Normalmente, orientamos aguardar 4 semanas após a cirurgia para iniciar as relações sexuais. A longo prazo, não há evidência que a cirurgia faça qualquer diferença na sua vida sexual. Se previamente perdia urina durante as relações, a cirurgia pode melhorar, mas nem sempre é o caso.

Há Algo Mais Que Eu Possa Fazer Em Vez De Uma Cirurgia De Sling?

• Exercícios do Assoalho Pélvico. Os exercícios do assoalho pélvico podem ser uma forma muito eficaz de melhorar os sintomas de incontinência urinária de esforço. Mais de 75% das mulheres mostram uma melhora das perdas após o treino com exercícios. Como todos os treinos, os benefícios dos exercícios do assoalho pélvico são maximizados se a sua prática for regular durante um período. O benefício máximo ocorre habitualmente após 3 a 6 meses de exercício regular.

• Alterações no estilo de vida. Ter excesso de peso pode agravar a incontinência de esforço e de urgência, por isso reduzir o peso pode resultar numa melhoria dos sintomas de incontinência. Manter uma boa saúde em geral, deixar de fumar e ter um bom controle de suas doenças pode ser útil