Orientações pós Operatórias

Dor/Desconforto Após A Cirurgia

Uma das principais Orientações Pós Operatórias de cirurgia ginecologicas como o sling ou uma histerectomia é que você poderá sentir alguma dor/desconforto na virilha, na vagina ou no abdome inferior. A dor, em geral, se resolve em uma ou duas semanas.

Analgésicos e anti-inflamatórios serão prescritos na sua alta e são, em geral, suficientes. A dor no período pré-operatório é mais bem tratada com analgésicos em intervalos regulares; não espere que a dor se torne intensa antes de tomar a medicação. O alívio da dor antes que ela se torne forte vai lhe permitir uma maior movimentação e uma recuperação mais rápida. Se a dor não aliviar com os medicamentos prescritos, contate seu médico.

Função Urinária E Intestinal Após A Cirurgia

Outra das Orientações Pós Operatórias é que Depois de uma cirurgia vaginal é normal a diminuição do fluxo urinário, fazendo com que você leve mais tempo que o habitual para esvaziar a bexiga

A constipação (prisão de ventre) é um problema comum após a cirurgia. Após cirurgias, laxantes são frequentemente prescritos para prevenir a constipação.

Tome-os conforme prescrito quando estiver em casa. É muito importante evitar esforços para evacuar, pois isso pode romper os pontos da cirurgia. Algumas mulheres sentem uma dor muito intensa no reto após a cirurgia. Isso em geral se resolve em alguns dias.

É Normal Ter Corrimento Após A Cirurgia?

É normal ter um sangramento, seguido de um corrimento esbranquiçado, que pode durar por até 6 semanas. Inicialmente, o corrimento será em sangue vivo. Ele, então, ficará marrom escuro. Se o sangramento for em grande quantidade ou em coágulos, contate seu médico. Não use absorventes internos nas primeiras 6 semanas após a cirurgia.

Voltando Às Atividades Após A Cirurgia

Após a cirurgia, você se sentirá mais cansada que o normal. Assim, é importante escutar o seu corpo e descansar. Comece andando em volta da casa quando você começar a sentir-se mais disposta. Caminhar é uma boa atividade física, pois coloca pouca tensão nos pontos da cirurgia. Não faça exercícios intensos. Você não poderá fazer exercícios intensos como correr, nadar ou fazer musculação por, pelo menos, 6 semanas após a cirurgia.

O Que Eu Devo Evitar Nas 6 Semanas Seguintes À Cirurgia?

• Levantar peso ou atividades físicas intensas, você não deve carregar nada mais pesado que 5 quilogramas.

•Levantar peso força os pontos da cirurgia e aumenta o risco de falha/recidiva do prolapso.

• Carregar crianças de colo, carregar compras, cuidar do jardim ou fazer atividades domésticas como passar pano/aspirar a casa, levantar cestos de roupa suja, mover móveis etc.

ORIENTAÇÕES POS OPERATORIAS

O Que Eu Posso Comer Após Uma Cirurgia?

Você pode comer e beber líquidos normalmente a partir do momento em que seu apetite voltar após a cirurgia. Procure fazer uma dieta balanceada que forneça todos os nutrientes necessários para seu corpo. É benéfico incluir na sua dieta alimentos com muitas fibras como cereais matinais, ameixas e e beber, pelo menos, 2 litros de líquidos por dia, para manter a regularidade do seu intestino.

Tomando Banho

Em geral, você se sentirá bem o suficiente para tomar banho no mesmo dia ou no dia seguinte da cirurgia. Procure tomar banho de chuveiro e evite banheiras ou piscinas por 6 semanas, enquanto todos os pontos não tiverem caído, para evitar infecções.

Em Que Situações Eu Preciso Procurar Meu Médico?

Se você apresentar corrimento vaginal intenso ou mal-cheiroso, sensação de ardor ou queimação para urinar, dores abdominais fortes, vômitos, febre, inchaço nas pernas, falta de ar ou dor no peito, contate seu médico imediatamente.

Quando Voltarei Ao Normal Após A Cirurgia?

Cada pessoa tem um ritmo de recuperação e isso depende de diversos fatores como seu preparo físico antes da cirurgia, da ocorrência de complicações cirúrgicas e do tipo de cirurgia realizado. É importante escutar o seu corpo e descansar; não exija demais de você mesma!! Durante primeiras 4 a 6 semanas, seu organismo vai se recuperar gradualmente e seu nível de disposição e energia voltarão ao normal.

Quando Posso Voltar A Ter Relações Sexuais?

É recomendável evitar relações sexuais por seis semanas após a alta hospitalar. As primeiras tentativas podem ser desconfortáveis; portanto, é importante recomeçar devagar. Um gel lubrificante pode ajudar se você estiver sentindo sua vagina seca. Se o desconforto se mantiver por mais que 3 meses, comunique seu médico.

Quando Poderei Voltar A Trabalhar?

Isso dependerá do seu tipo de trabalho, de quanto tempo você trabalha por dia e de como você vai e volta do trabalho. Seu médico lhe orientará quanto ao tempo de afastamento necessário; a maior parte dos pacientes necessitará de duas a seis semanas de afastamento. É recomendável retomar progressivamente o trabalho ao retornar, evitando grandes esforços, especialmente se você precisa levantar algum tipo de peso durante suas atividades.